Guia de uso do app JARDIM FÁCIL

Pesquisa de Plantas

Ao clicar sobre este item do menu principal, automaticamente o app exibe todas os 2.225 tipos de plantas apresentados; o resultado é expresso numa lista, em ordem alfabética de nome científico e, cada um, ilustrado por uma imagem miniaturizada de um ramo florífero. Um click sobre a imagem ou sobre o texto da planta ao lado abrirá um relatório denominado de ‘Ficha Técnica’ que contém na sua parte superior o nome científico válido da planta, seguido do nome do autor e da cultivar se houver; logo abaixo, duas imagens miniaturizadas da planta (a do lado esquerdo é a mesma mostrada na busca anteiror e a segunda é do hábito da planta); logo abaixo das imagens pode-se visualizar o relatório textual contendo todos os nomes e todas as características de interesse paisagístico da planta; a visualização completa da Ficha Técnica obtém-se deslizando-se o dedo para cima.

Para filtrar as plantas para qualquer característica após o exame da ficha técnica de uma ou mais plantas, clique na seta < invertida localizada no lado esquerdo superior da tela para voltar a tela anterior e em seguida clique em Filtro de Plantas na parte inferior da tela; este filtro visa selecionar plantas com o objetivo de estudar o universo de plantas que o aplicativo contém; entretanto, aqui a busca é simples (não casada); portanto, a função deste filtro é apenas para satisfazer uma curiosidade do usuário, que gostaria rapidamente de saber quais as plantas que tem flores que atraem beija-flores, ou que atraem borboletas, por exemplo (uma característica de cada vez); as opções de filtragem são as mesmas 180 disponíveis no segundo item do menu principal Escolha da Planta Certa. Com o acionamento de qualquer filtro, um tic de cor verde aparece do lado direito na mesma linha; caso queira desistir para usar outro filtro é só clicar novamente sobre o mesmo nome até apaga-lo; após a escolha é só clicar no botão Aplicar, localizado do lado direito de Filtro de Plantas, para buscar as plantas desejadas. A lista de plantas obtidas após qualquer busca sempre aparece como explicado no primeiro parágrafo. Para maiores informações sobre os filtros é só consultar a explanação do menu Escolha da Planta Certa.

Além destas 180 opções de filtros, o usuário ainda tem mais uma opção de busca de plantas baseado no nome popular, no nome científico, no nome da família botânica ou no nome do grupo botânico a que pertence, bastando para isso clicar na lupinha localizada no lado direito superior da tela; automaticamente abre-se uma linha logo abaixo onde se lê Digite o texto para pesquisar; clique sobre ela e um teclado virtual abre-se na parte inferior da tela para digitar o nome desejado. Tão logo se digite as primeiras letras de qualquer palavra, as plantas já vão aparecendo e quando aparecer a sua e até antes de terminar de digitar o nome, clique em Concluído para liberar a tela só para as plantas. A forma de apresentação da busca é sempre a mesma, bastando clicar sobre a foto ou sobre o texto ao lado para abrir a ficha técnica. Esta função é muito importante para se identificar uma planta no campo ou para lembrar o nome científico quando você sabe, por exemplo, apenas o nome da família botânica, ou apenas o nome do grupo botânico, do gênero ou de um nome popular; daí é só deslizar o dedo para cima sobre a lista de plantas obtidas na busca até encontrar a planta desejada.

Escolha da Planta Certa

Introdução - a função dessa opção do menu principal é possibilitar ao usuário escolher a planta agronomicamente correta, com o mínimo de erro, para cada situação edafo-climática que ele tiver; permite selecionar plantas de forma casada, associando-se várias características de interesse paisagístico, após definir-se o local de plantio (estado e cidade) e origem das plantas que se deseja (nativas da região, nativas do Brasil, exóticas ou indiferente).

Como é sabido, as plantas não se comportam igualmente em todos os lugares, ou seja, crescem, desenvolvem-se e florescem de maneira diferente em cada região climática, podendo, inclusive, nem se quer se desenvolver; é o que acontece, por exemplo, com o cultivo de plantas na região litorânea ou no interior de São Paulo que florescem muito bem na cidade de Campos do Jordão; por isso, desenvolvemos durante anos um zoneamento climático no território brasileiro para a maioria das plantas ornamentais usadas em jardins no Brasil; foi um trabalho de mais de 40 anos, viajando e observando os principais jardins de cada cidade brasileira visitada, nos primeiros 25 anos com a companhia do saudoso mestre Hermes Moreira de Souza. Como resultado, dividiu-se o território nacional em 16 regiões edafo-climáticas que apresentaram comportamento variável entre plantas usadas em nossos jardins; como nem todas as espécies usadas em jardins estavam presentes em todas as cidades visitadas e também porque todo ano são introduzidas novas espécies, utilizamos também para delimitação das zonas climáticas os parâmetros climáticos dos locais de origem destas novas espécies e dos locais do Brasil onde já estavam em cultivo e se desenvolvendo bem. Contudo, não é um zoneamento perfeito e a prova de erros; estamos sempre atualizando-o e, o feedback dos usuários será primordial para essa melhoria; portanto, sempre que você encontrar uma planta se desenvolvendo bem em sua cidade e não contemplada no App, favor nos informar. Para não confundir o usuário sobre qual zona climática ele está planejando construir o seu jardim, colocamos em cada zona todos os municípios que o compõem; assim, antes de escolher a planta certa ele terá apenas que informar o estado e o município.

Definir o local de plantio - o primeiro procedimento deste item do menu principal é definir o LOCAL DE PLANTIO, sem o qual o App não permite avançar. Ao clicar em Escolha da Planta Certa abrir-se-á a tela LOCAL DE PLANTIO; nela escolha primeiramente o ESTADO mediante um clique em Selecionar; abre-se uma meia-tela abaixo com os nomes dos estados; deslizar o dedo para cima até encontrar o estado desejado e em seguida clique em Selecionar localizado no lado direito superior desta meia-tela. Faça o mesmo procedimento para a escolha da CIDADE e da ORIGEM DA PLANTA. Com estas definições, o App já permite utilizar os 180 filtros disponíveis (designados como MAIS FILTROS) para você escolher a planta certa para as suas necessidades.

Com a definição do LOCAL DE PLANTIO e a ORIGEM DA PLANTA você já pode fazer a Busca de plantas, clicando no botão Buscar localizado na parte inferior da tela; o resultado é uma lista de plantas da origem especificada que se desenvolvem bem na cidade escolhida. Esta lista não serve para você especificar plantas num projeto de paisagismo porque traz todos os tipos de plantas (árvores, arbustos, aquáticas, palmeiras, etc.), além de ser muito extensa. Você precisa refinar essa busca para trazer somente plantas de interesse para seu projeto, ou seja, você precisa filtrá-las. Para fazer isso, volte para a página anterior clicando na seta invertida < localizada no lado esquerdo superior da tela; este procedimento pode ser feito a qualquer momento durante o processo de filtragem, podendo-se voltar uma ou mais telas. A lista de plantas obtidas após uma busca sempre aparece em ordem alfabética de nomes científicos, conforme explanado no primeiro parágrafo do primeiro item do menu principal.

Filtragem de plantas - teoricamente você pode iniciar por qualquer característica, mas é interessante seguir uma ordem lógica para não se perder no caminho diante de tantas opções. Nesta tela são apenas 23 opções principais (menu de primeira ordem), que ao serem clicadas, se abrirão em outras adicionais (menu de segunda ordem) que já podem ser escolhidas (menu de escolhas) ou que devem ser clicadas para abrir um menu de terceira ordem, que agora já é somente um ‘menu de escolhas’. Tanto no menu de primeira ordem como no de segunda ordem (desde que não seja um ‘menu de escolhas’), toda vez que você clica numa outra opção, a anterior se fecha automaticamente. Você pode usar vários filtros numa única busca de plantas (busca casada), podendo inclusive escolher mais de uma opção num mesmo ‘menu de escolhas’ desde que essa duplicidade faça sentido. Durante as filtragens ou ao final é só clicar no botão Buscar para obter as plantas escolhidas. Sempre que quiser continuar a filtragem após uma busca, retorne uma ou mais telas com a seta invertida < e continue.

Toda vez que você clicar num item de um ‘menu de escolhas’ aparece um tic de cor verde do lado direito na mesma linha; caso queira desistir desta escolha para usar outro filtro é só clicar novamente sobre o mesmo nome até apagar o tic verde; é preciso prestar muita atenção na escolha das opções, apagando-se a opção escolhida sempre que desistir dela, para evitar que o App faça a escolha errada. Quando já tenhamos feito várias buscas para um determinado tipo de uso e desejarmos partir para a seleção de plantas para um outro tipo de uso, sugerimos usar a vassourinha no canto direito superior para apagar todas as escolhas feitas na fase anterior, para evitar que alguma opção continue ativa e venha interferir nos resultados da próxima busca; infelizmente isto apaga também os cadastros feitos em LOCAL DE PLANTIO; na próxima atualização do App este problema será resolvido.

Após a escolha do LOCAL DE PLANTIO, algumas opções dos menus são fundamentais para uma boa escolha da ‘planta certa’, enquanto outras são secundárias e outras são apenas sofisticações ou caprichos. Consideramos como fundamentais na escolha da planta certa: Tipo de uso paisagístico, Condições de luminosidade, Altura da planta, pH e salinidade do solo, Drenagem do solo; esta ordem pode ser uma sequência lógica na aplicação dos filtros. Muitas das limitações para o cultivo de certas plantas num determinado local já foram consideradas na escolha do LOCAL DE PLANTIO e não estão nos menus porque não constituem mais problemas; por esta razão a função Escolha da Planta Certa só funciona após a definição deste item. Algumas opções dos menus são fundamentais para a escolha da planta certa, como por exemplo o item Salino do menu de primeira ordem pH e salinidade do solo, contudo a sua não escolha não será um problema se já escolhemos como LOCAL DE PLANTIO uma cidade praiana ou se já tivermos escolhido no menu de primeira ordem Tipo de uso paisagístico e no de segunda ordem Jardins especiais a opção Jardim praiano no menu de escolha; mesmo assim temos que escolher o nível de pH do solo no mesmo menu. Neste caso particular e em outros quando faz sentido, podemos fazer mais de uma escolha dentro de um mesmo ‘menu de escolha’.

Quando desejamos escolher, por exemplo, plantas aquáticas, podemos fazer isso clicando em Substrato no menu de primeira ordem e em Aquática no de segunda ordem para em seguida fazer a escolha entre os quatro tipos de plantas aquáticas disponíveis. Contudo, se não estamos muito preocupados com os tipos de plantas aquáticas, podemos chegar ao mesmo resultado se clicarmos no menu de primeira ordem Tipo de uso paisagístico e em Jardins especiais no de segunda ordem e em seguida escolhermos Jardim aquático no menu de escolhas. Como se pode ver, existem várias maneiras para se chegar ao mesmo resultado com o uso do App Jardim Fácil - é difícil errar!

Cuidado: a escolha sem critério de uma ou mais opções dos menus pode resultar em resultado nulo, o mesmo podendo ocorrer com o excesso de filtragem. Por exemplo, se escolhermos em Tipo de uso paisagístico a opção Canteiro maciço e depois em Tipo textural clicarmos na opção Plantas de médio e grande porte (forma da copa), a escolha de qualquer das opções aí existente não resultará em planta alguma, porque estas últimas filtragens referem-se a árvores e um Canteiro maciço é feito apenas com plantas herbáceas ou arbustivas.

É importante sempre lembrar que no menu de primeira ordem Tipo de uso paisagístico, só na opção Arborização urbana aparecem árvores nas suas buscas, enquanto que na opção Jardinagem aparecem apenas plantas herbáceas, subarbustivas, arbustivas e trepadeiras. Já na outra opção do menu secundário Jardins especiais podem aparecem todos os tipos de plantas. Lembramos que nos grupos não formais de plantas (palmeiras, graminoides, suculentas, cicadáceas, bambus e samambaias) podem também existir árvores (quando de porte arbóreo) além de herbáceas e arbustos.

Na tela da Ficha técnica de cada planta há mais duas funções importantes que podem ser utilizadas. As duas imagens miniaturizadas de cada planta que aparecem na ficha técnica são de baixa resolução e estão embarcadas no App; caso queira estas imagens em alta resolução você precisa de uma conecção WiFi ou 3G, bastando clicar sobre as respectivas imagens para buscá-las rapidamente num servidor nas nuvens, as quais podem ser infinitamente ampliadas. Para voltar à ficha técnica é só clicar no botão Fechar localizado no canto direito superior da imagem. A outra função importante e que também exige conecção com a internet para obtê-la é a lista de fornecedores de cada planta escolhida, que é baixada mediante um clique em FORNECEDORES, contudo essa opção só funciona nas plantas favoritadas e nas plantas listadas no primeiro item do menu principal Pesquisa de Plantas. Portanto, apesar dessa opção aparecer na FICHA TÉCNICA de todas as plantas filtradas no item Escolha da Planta Certa, a lista de fornecedores não é visível aqui; somente após a escolha da planta e a sua favoritação poder-se-á visualizá-la; isto faz sentido, uma vez que não há interesse em conhecer os fornecedores das plantas antes de escolhê-las e favoritá-las.

As opções de fornecedores de um determinado tipo de planta aparecem numa lista em ordem crescente de distância de localização em relação a você. Ao fazer a escolha de um fornecedor, aparecerá sua ficha cadastral e link para o seu site se houver. Esta função ainda não está totalmente implementada porque isto depende dos produtores e revendedores de plantas que foram convidados a participar, gerenciando eles próprios a disponibilidade de suas plantas de forma totalmente gratuita e online, mas infelizmente nem todos tem priorizado esta tarefa, apesar de ser importante para os seus negócios. Portanto, pode acontecer que ao clicar em FORNECEDORES resulte nulo ou na mensagem ‘Não existem fornecedores para este item’.

Como não dispomos ainda do nome e endereço de todos os produtores e revendedores de plantas do Brasil, muitos ainda não foram sequer contatados para isso. Portanto, se você conhece algum que ainda não esteja na lista, favor nos comunicar que entraremos imediatamente em contato, ou então oriente-o a fazer ele mesmo o seu cadastro através do site do App: www.jardimfacilapp.com.br na página Fornecedor e click em: Ainda não está cadastrado como fornecedor? Cadastre-se. Tão logo recebermos o cadastro enviaremos uma senha e orientação para iniciar o cadastro de suas plantas.

Plantas Favoritas

Nesse item do menu principal, permite-se favoritar ou registrar as plantas escolhidas em suas buscas no menu de primeira ordem Escolha da Planta Certa, que podem ser visualizadas quando desejadas, mantidas ou eliminadas.

Criar grupos de plantas favoritas: faça isso antes de iniciar as buscas para criar grupos de plantas que deseja visualizar posteriormente, bastando para isso clicar no círculo com sinal de adição localizado no canto direito superior da tela; automaticamente abre-se uma tela com o título NOME DO GRUPO e uma linha logo abaixo com a palavra Digite’. Clique sobre ela para abrir o teclado virtual para digitar o nome desejado. Como o sistema não permite criar subgrupos, sugerimos, no caso de busca de plantas para um determinado jardim, colocar no nome do grupo o nome do cliente, seguido da parte do jardim cujas plantas serão escolhidas e aqui favoritadas; faça o mesmo para outras partes do jardim, assim você poderá levar seu dispositivo móvel para mostrar ao cliente as opções de plantas que você possui para cada parte do jardim antes de lançar no projeto e ouvir uma opinião negativa sobre sua escolha. Em seguida clique em ok para esconder a tela e finalmente em Criar grupo para salvá-lo.

Para favoritar uma planta - após obter o resultado de uma busca de plantas, clique sobre a foto ou sobre o texto ao lado das que mais tenha gostado para abri-las e mostrar as respectivas fichas técnicas; imediatamente aparecerá no lado direito superior da tela de cada planta uma estrelinha que deve ser clicada para favoritar a planta escolhida; ao clicar na estrela, aparece uma tela com a lista dos grupos de favoritos criados; apenas clique sobre o grupo onde quer armazenar a planta; sempre que você for visualizar as plantas favoritadas no menu principal Plantas Favoritas, aparece ao lado direito dos nomes dos grupos criados um número entre parênteses que indica o número de plantas que estão aí armazenas; ao clicar sobre o nome do grupo aparecerão as plantas com as respectivas fichas técnicas, da mesma forma como vistas no resultado de uma busca qualquer. Tudo aqui funciona como em todas as FICHA TÉCNICA, inclusive o botão FORNCEDORES, que não funciona no menu Escolha da Planta Certa.

Ajuda

Neste item do menu principal, você encontrará definições, informações e ocasionalmente imagens dos items de todos os menus do App. É muito importante saber o que cada item significa para evitar que você escolha-o de forma errada, uma vez que não existe consenso na linguagem usada em jardinagem e paisagismo.